Sobre mim

        Nesta página irei falar um pouco sobre mim.

 

        Meu nome é Jorge Lagos, psicólogo graduado pela Laureate International Universities – IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação – Centro Universitário Hermínio da Silveira.

        Meu interesse pela psicologia foi despertado quando participava de um grupo de “anti ginástica” no final da década de 1970. Os exercícios que fazíamos “mexiam” tanto com o meu corpo quanto com o meu emocional. Um dia, após uma sessão, fui conversar com a terapeuta que me orientou procurar um atendimento psicológico. Ela me disse que os seus conhecimentos se limitavam aos exercícios que praticávamos.

        Sabe-se que na Grécia antiga foi onde surgiu a crença em que o corpo é uma coisa habitada por uma alma. A partir do século 17, essa crença se transformou na ideia de que corpo continua sendo uma coisa, porém, desde então, ele é direto por uma mente.

        Ao longo do meu caminho e aprendizado percebi que essas crenças eram impotentes para minorar os sofrimentos da minha existência. Uma crença postergava para uma outra vida, quaisquer tentativas de amenizar as dores de que sofria nessa vida. A outra crença ignorava e subestimava o corpo acreditando que a mente seria algo que não era produzido pelo próprio corpo.

        Condenado, então, a agonizar até a morte por sofrimentos sem alivio, fui tomado de sentimentos de angustia e solidão. Inconformado com destino tão cruel, busquei ajuda para aliviar os meus sofrimentos. É que não queria deixar para cuidar numa outra vida, as dores que sentia nessa vida. Busquei saber se seria possível aliviar os sofrimentos dessa minha existência, hoje, agora, nessa vida. Não pretendia esperar a redenção de uma vida eterna, da qual nenhum conhecimento confiável me era sabido. Foi então que decidi fazer a minha psicoterapia e estudar sobre as filosofias e as psicologias.

        Atualmente, desenvolvo um trabalho onde acompanho as pessoas na sua árdua tarefa de viver. Utilizo os conhecimentos que adquiri durante a minha jornada, notadamente com os meus estudos sobre a existência e o comportamento humanos.

        No trabalho que realizo com a psicoterapia, você pode “falar” de si e expressar as suas angustias e os seus mal-estares existenciais. Você se sentira amparado por um espaço acolhedor, confiável e empático, que criamos juntos.

        As pessoas constatam que a psicoterapia lhes traz benefícios. Elas percebem as suas mudanças de comportamentos e os seus estados emocionais mais satisfatórios. Nesse trabalho, partimos das vivencias das sensações. Buscamos compreender como funciona a nossa forma de responder emocional, sentimental e mentalmente as situações. Com essa compreensão da maneira como funcionamos, podemos utilizar novas formas de nos comportar.

        Utilizo esse veículo de comunicação para divulgar o trabalho que desenvolvo como psicólogo e psicoterapeuta.  Mostro como a psicologia e a psicoterapia podem ajudar que as pessoas tenham uma vida, o mais próximo possível, como aquela vida que desejam para si, suprindo as suas necessidades e satisfazendo os seus prazeres.

        Não creia que seja fácil viver o que se deseja. A expressão que mais ouço no meu trabalho na psicoterapia é “isso é difícil”. É difícil, sim, mas é possível. Viver não é para amadores. Viver dá trabalho, muito trabalho. Deixar a vida levar, é fácil e irresponsável. É deixar a sua vida por conta dos outros. Bem, mas se é isso o que lhe apraz, faça-o, mas que seja aprazível. Por outro lado, tomar a vida nas suas próprias mãos dá muito trabalho e intensa satisfação, por ter sido feito por você e da sua maneira.

        Convido você a conhecer esse trabalho. Seus comentários são benvindos e podem ser enviados pela página de contato.

 

 

Jorge Lagos

Psicólogo CRP 05/50007